Principais fatores que afetam a vida útil das correntes transportadoras

Principais fatores que afetam a vida útil das correntes transportadoras

Resumo

A CamelConvey pode fornecer diversos tipos de correntes, como correntes transportadoras motorizadas e livres, correntes transportadoras de piso e outras correntes de transmissão.

Principais fatores que afetam a vida útil das correntes transportadoras
sistema de esteira transportadora
A CamelConvey oferece diversos tipos de correntes, como correntes para transportadores motorizados e livres, correntes para transportadores de piso e outras correntes de transmissão. Cada tipo de corrente possui uma vida útil diferente. Quais fatores, então, afetam a vida útil de uma corrente em um ambiente específico? A CamelConvey lista os seguintes fatores abaixo.

A carga na corrente e, portanto, a pressão de apoio entre o pino e a bucha.

O projeto da corrente transportadora é tal que, na carga de trabalho calculada da corrente (em relação à carga de ruptura), a pressão de apoio entre o pino e a bucha será de, no máximo, 24 N/mm² (3500 lb/in²) em um ambiente limpo e bem lubrificado. Essa pressão deve ser reduzida em condições que não sejam de limpeza e lubrificação adequadas, e isso é compensado pelo aumento do fator de segurança.

As características do material

Alguns materiais são extremamente abrasivos e, se não for possível mantê-los afastados da corrente, a pressão sobre eles deve ser reduzida para minimizar o efeito da abrasão. É possível melhorar a resistência à abrasão dos componentes da corrente por meio de tratamentos térmicos mais sofisticados, a um custo adicional, mas a maneira usual de garantir uma vida útil aceitável é reduzir a pressão sobre eles.

Corrosão

Alguns materiais são agressivos aos aços normais, e a natureza do ataque será a de reduzir a seção da placa lateral e, portanto, a resistência da corrente, ou causar corrosão por pite nas superfícies do pino, da bucha e do rolete.
A formação de pites na superfície tem o efeito de reduzir a área de contato do componente e, portanto, aumentar a pressão sobre o rolamento e a taxa de desgaste. O processo também introduz (nas superfícies de contato) produtos de corrosão que são abrasivos por si só.
Materiais como os nitratos podem causar a falha de componentes sob tensão devido ao trincamento por tensão induzida por nitratos.

A manutenção realizada pelo usuário final é um dos fatores mais importantes que determinam a vida útil de uma corrente.

Para as medidas básicas de manutenção necessárias para obter a máxima vida útil da sua corrente, consulte a seção Instalação e Manutenção.

Precisa de uma corrente de substituição ou personalizada? Vamos facilitar para você.

Escolha as correntes CamelConvey para melhorar a eficiência, reduzir custos e obter uma solução simplificada e de baixa manutenção para o seu sistema de esteiras aéreas ou de piso. CamelConvey — onde a inovação encontra a confiabilidade.

👉 Entre em contato conosco hoje mesmo para solicitar um orçamento!